Home
Shop
Wishlist0
o que freud pode nos ensinar sobre visão

O que Freud pode nos ensinar sobre visão?

Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra. E para ser sincera, eu também me perguntei o mesmo durante um tempo. Mas calma. Se você se interessa por assuntos reflexivos, trouxemos um.

Quem é esse tal de Freud?

 

Sigmund Schlomo Freud, mais conhecido como Freud, foi um médico neurologista e pai da psicanálise. Nasceu no dia 06 de maio de 1856, em uma época em que a palavra Psicologia não fazia sentido algum. A mente era um buraco negro, por muitos considerada inexistente. Freud introduziu o método de tratamento psicológico através do diálogo entre paciente e médico. Suas teorias trouxeram mecanismos da mente inconsciente, como a interpretação dos sonhos. Ele desenvolveu a teoria da sexualidade infantil e dividiu a psique humana em três partes: ego, id e superego.

Enfim, Freud foi protagonista no desenvolvimento do estudo da mente e suas patologias. Mas aí você me pergunta: e o que tem a ver ele com a visão? Calma que vou explicar. Quando falamos em visão, lembramos de cara que ela é um dos cinco sentidos do nosso corpo. Mas olhando além, vemos que também é verbo, a ação de ver. É a partir da visão que o nosso cérebro chega ao mundo, é a partir dela que enxergamos, reparamos ou avistamos algo, quero dizer, é a partir dela que coletamos informações em nosso ambiente para que possamos compreendê-lo.

Os nossos olhos captam e transmitem uma imagem e o nosso cérebro processa e interpreta o que estamos vendo para poder dar sentido aquilo, para entender a situação.

Não parece nada simples, mas já temos o processo da “visão” automatizado no nosso dia a dia. E este pode ser o problema. Você alguma vez viu algo mas não enxergou? O cérebro está tão acostumado com o ambiente que a informação já passa sem ser percebida. E isso acontece, pois entramos em um estado de redução de energia, o “piloto automático”. Estar no piloto automático é ótimo quando pensamos que precisamos andar de bicicleta. Imagine ter que pensar a cada pedalada? Mas quanta informação valiosa perdemos enquanto pedalamos?

Quando pensamos em Freud e no que ele tem a nos ensinar sobre a visão, podemos perceber que ele saiu do piloto automático. Olhou para além do que era visto por todo mundo. Freud, a partir da observação da evolução das pacientes tratados pelo médico francês Charcot pode perceber que a causa dos problemas por elas relatados/ sintomatizados era psicológica e não orgânica. O problema estava na mente e não no corpo. Trouxe então a mente para o foco, desenvolveu a teoria do inconsciente. Percebeu o que estava a sua volta além do que era óbvio a todos. E assim se tornou uma grande referência.

Sendo assim, te desafio a sair do piloto automático por um dia. Perceba o que está a sua volta. E busque, claro, realmente ver e perceber as coisas. Com a observação podemos abrir espaço para desenvolver a Visão.

Compartilhe

Leave a comment

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Back to Top

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!