Home
Loja
Minha lista0
Visto recentemente

O que é um Auto Refrator?

O Auto Refrator é um equipamento polêmico entre os profissionais. É considerado, por alguns, essencial no consultório, podendo ser o primeiro equipamento a ser adquirido pois remete a tecnologia, rapidez na consulta e precisão. Já outros são incrédulos com esta tecnologia, considerando-a apenas uma propaganda enganosa de seu potencial.

Mas qual seria a realidade?

Antes de começarmos a falar sobre um dos equipamentos que mais causam discussões entre os profissionais, precisamos falar sobre o que é a Refração. Ela é um fenômeno que ocorre quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando esses feixes de luz são desviados e não chegam focados no ponto correto chamamos de Erros de Refração. Os mais comuns encontrados são a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 

Esses erros podem ser medidos e ajustados através de diferentes técnicas, uma delas o uso de lentes corretivas. Porém, para identificar o grau (dioptria) dessas lentes corretoras, utiliza-se um exame de refração. E é ai que entra o Auto Refrator.

O que é o Auto Refrator?

 

É um equipamento utilizado para identificar o erro de refração do paciente. Com ele obtemos o grau próximo rapidamente, acelerando o processo da refração.

 

E por quê precisamos do Auto Refrator?

Bom, primeiro, ele agiliza a consulta e pode ser facilmente manuseado por alguém, desde que esta pessoa tenha uma breve treinamento antes. Os modelos mais atuais podem fazer, além da refração, a ceratometria. E, por fim, ele é um ótimo marketing para seu consultório, pois seu modelo encorpado, telas touch screen e modo de utilização chama atenção e refletem tecnologia ao seu espaço.

Então, por que há profissionais que não gostam dele?

O problema principal é a confiança cega que muitos colocam no equipamento, achando que é extremamente preciso em todas as situações. Mas este não é o caso. O Auto Refrator é um equipamento de triagem e nunca deve ser utilizado sozinho para fazer a avaliação do paciente. 

O motivo disso é que não é possível utilizar o Auto Refrator para medir o erro da refração em alguns pacientes com determinadas características como hiperplasias conjuntivais, irregularidades corneanas, opacificações de meios, pacientes pouco colaboradores e crianças pequenas, entre outros. 

Além disso, temos hoje o excesso de uso de aparelhos como tablets, smartphones e laptops. Eles alteram a acomodação do cristalino e pode, facilmente, enganar o Auto Refrator. Desta forma, deve-se utilizar também outros meios de medir a dioptria do paciente, como o uso da tabela de Optotipos e o Refrator de Greens.

Portanto, o Auto Refrator é um aparelho que irá, sim, apoiar o exame de refração, aproveitando melhor o tempo ao aproximar o grau do paciente e trazendo credibilidade a clínica por sua imponência e tecnologia. Mas nunca deve ser utilizado sozinho, pois não existe até o momento um Auto Refrator que identifique a dioptria perfeitamente ou atenda todos os casos de pacientes.

 

Caso você tenha alguma dúvida sobre Auto Refratores, contate um de nossos consultores.

E se quiser conhecer os modelos do mercado, acesse este link.

Compartilhe

Comentários (1)

  1. Explanação honesta, precisa e verdadeira. Parabéns. É uma empresa que orgulha quem labuta na Óptica, Optometria e Oftalmologia.

Deixe um comentário

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Ir para o topo
Ao navegar neste site, você aceita nossa política de privacidade

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!