O que é:
Um equipamento que ajuda na montagem de óculos e ajuste de armações em uma óptica.
Você já ouviu falar em ventilete? Essa palavra bastante incomum na linguagem popular se remete a um equipamento essencial no atendimento individualizado do balcão de uma ótica e até mesmo traz uma facilidade na hora da montagem. Vamos explicar para o que ele funciona.
As armações, quando produzidas, seguem um padrão e tamanho. Sabemos que cada rosto possui uma medida, diferentes larguras, diferentes distâncias entre os olhos, nariz, orelha e etc. Sendo assim, o ventilete é o responsável por personalizar a armação para que ela se encaixe perfeitamente no rosto de cada um de nós.
Para quem trabalha com montagem, o ventilete é um grande aliado para montar a lente na armação, de forma a facilitar esse encaixe. Não é necessário usar a força, o que também evita danos no processo.
Esse equipamento funciona soprando uma quantidade de ar, com temperatura elevada, que faz com que a armação fique mais maleável e fácil para moldá-la conforme o tamanho do rosto de cada um.
Os ventiletes diferem entre si pela sua potência: diferentes forças de sopro e diferentes temperaturas de ar. Fatores muito importantes, pois ventiletes com motores “fracos” tendem a soprar pouco ar e os ajustes acabam levando muito mais tempo, assim como alguns materiais necessitam de uma temperatura maior para poder ser moldados.
Para as óticas que buscam tecnologia e modernidade, podem optar por um ventilete com display eletrônico e design moderno como o AM-301. Para quem realiza muitas montagens ou muitos atendimentos de balcão e busca um ventilete com potência, temos o AM-201 e o AM-238. E também temos o AM-234, um ventilete de entrada para pequenas óticas.
Deixe um comentário