Encarar a tela do seu computador por longas horas do dia normalmente resulta em fadiga ocular, sensação de olho seco e visão borrada que pode até mesmo levar a uma forte dor de cabeça que se estende até o pescoço e os ombros.
Muitos de nós hoje em dia estamos passando muito mais tempo na frente de uma tela de computador ou de nossos celulares ao longo do dia e quando passamos tanto tempo em um dispositivo que está a apenas alguns metros do nosso rosto, pode ser muito desgastante para os músculos de nossos olhos.
E para que você garanta uma boa experiência utilizando esses aparelhos tecnológicos, a Martinato separou 3 dicas para você cuidar de sua visão e evitar a fadiga ocular.
1 – Tire pausas
A primeira dica é tirar pausas frequentes quando você precisa passar muitas horas na frente de uma tela. Os seus músculos oculares podem essencialmente ter cãibras, o que chamamos de espasmo acomodativo.
E para ajudar a aliviar isso, siga o que é chamado de regra 20-20-06, o que significa que para cada 20 minutos de uso de um dispositivo digital, faça uma pausa de 20 segundos olhando a pelo menos 6 metros de distância, apenas para aliviar os músculos e dar-lhes um pouco de descanso.
2 – Ajuste sua tela
Ajustar a posição da tela e tanto para a altura quanto para a distância de seus olhos. A distância indicada para uma maior comodidade ocular é a de um braço de distância entre você e seu computador.
Além de o mais ideal para essas situações é controlar a incidência de luz na sala onde se encontra o dispositivo que estará usando, pois reduzir o brilho vindo de qualquer coisa como uma janela ou uma fonte de luz interna, evita que esse brilho possa diminuir o contraste e tornar as coisas mais difíceis de ver, fazendo com que você acabe apertando os olhos e forçando ainda mais os músculos oculares.
3 – Ajuste as configurações.
Outra maneira de ajudar com o maior conforto é diminuir o brilho emitido por suas telas a, seja de seu computador ou celular, para que o forte brilho não agrave a sensação de cansaço. Em casos de estar usando o dispositivo em um lugar com maior luz externa, como em ambientes ao ar livre, recomenda-se o contrário, aumentar o brilho do dispositivo para que o olho não fique forçando a enxergar.
Também ajuste as fontes de seu celular/computador, as deixando maiores, caso necessário. Basta ir nas configurações do aparelho e ajustar como visualmente melhor ficar.
Em alguns computadores já existe uma opção chamada de luz noturna, em outros dispositivos que pode ser chamada de modo de luz azul. Mas esta é uma configuração onde o computador mesmo ajustará a quantidade de luz de comprimento de onda azul proveniente do dispositivo digital, para que você não receba tanto dessa luz azul afetando sua produção de melatonina, o que pode afetar seus ciclos de sono. Portanto, isto é mais importante à noite.
Agora, a luz azul não vem somente de seus aparelhos eletrônicos, ela é gerada também pelas luzes de LED que todos temos contato, seja em nossas casas, trabalhos e outros lugares onde frequentamos.
Então, uma opção para cuidar de seus olhos constantemente é investir em uma lente com tratamento para luz azul. Além de realizar frequentemente consultas de rotina com um profissional da saúde ocular.
Leave a comment