Hoje, vamos continuar com nosso dicionário sobre as palavras mais utilizadas no mundo da óptica. Confira!
M
Mácula
É a parte central da retina. A mácula é composta exclusivamente por células cônicas expostas diretamente aos raios de luz e possibilita a visão precisa necessária para a leitura ou para o reconhecimento de detalhes. Esta é a área com atividade máxima do olho.
Montagem
É o processo de acoplagem das lentes na armação dos óculos que se divide em diversas etapas e que requer, além da presença de um profissional qualificado, uma gama de equipamentos.
N
Nervo Óptico
Está localizado na parte posterior do olho. A função do nervo óptico é transferir informações visuais da retina para os centros de visão do cérebro por meio de impulsos elétricos. Embora o nervo óptico seja parte do olho, ele é considerado parte do sistema nervoso central.
O
Ótica
A palavra ótica deriva do grego otikós, que se refere à relativo ou pertencente ao ouvido ou à orelha.
Óptica
Já a palavra Óptica, com uso do P, refere-se a parte da física que estuda as radiações luminosas e os fenômenos da visão. Além de ser o local especializado na venda e/ou fabrico de óculos, lunetas, instrumentos ópticos em geral.
P
Policarbonato
É o material caracterizado por sua excepcional leveza e resistência a choques. Seu alto índice de refração permite a fabricação de lentes extremamente leves e finas. O policarbonato elimina 100% dos raios ultravioleta e é resistente a riscos graças ao seu revestimento endurecido.
Potência Óptica
É o poder óptico define a capacidade de uma lente ou lente de contato para corrigir um distúrbio visual. A potência óptica é medida em dioptrias.
Prisma
É o elemento óptico com superfícies planas e polidas, inclinadas uma sobre a outra. Corrige as forias e/ou estrabismos e está ligado à superposição das imagens na visão binocular.
R
Refração
É a mudança na direção de propagação de um raio, determinada por variações na velocidade de propagação. Termo utilizado para qualificar o exame óptico.
RX
É a abreviação de receita óptica.
S
Superfície Óptica
É a superfície na qual uma reflexão ou refração da luz é produzida. A superfície óptica dá ao material sua capacidade de correção óptica. O número de superfícies ópticas é quase infinito: podem ser unifocais, bifocais ou progressivas.
Surfaçagem
É o facetamento das superfícies de uma lente. Diz-se da operação de fabricação das lentes, no laboratório, quanto às suas superfícies.
T
Trivex
É o mais leve material orgânico utilizado na fabricação de lentes de óculos. Permite coloração, aplicação de camada antirreflexo, é resistente a arranhões e permite espessuras centrais de 1 mm em lentes para miopias.
U
Ultex
É o mais antigo tipo de bifocal, conhecido como de base prismática inferior e com película “meia lua”. Construído de uma só peça, em resina ou cristal.
Ultravioleta
É a radiação de baixo comprimento de onda e nociva ao olho humano. Quando emitida em grande quantidade e por longo tempo, pode causar catarata e/ou outras lesões.
Para você, que deseja saber mais sobre óptica, este dicionário vai lhe auxiliar nas palavras mais utilizadas no dia a dia. Caso não tenha visto, temos a parte I e a II que completa todo nosso dicionário, veja aqui:
Dicionário de Óptica e Visão – parte I
Dicionário de Óptica e Visão – parte II
Boa leitura!
Deixe um comentário