Home
Shop
Wishlist0

Presbiopia: a síndrome do braço curto

Cuidados com a saúde devem ser constantes e acontecer em qualquer idade, por isso, quem cuida do corpo está atento aos sinais do tempo; que fatalmente vão aparecer. Os sinais podem demorar ou serem retardados, mas são inevitáveis. Estudos indicam que aos 25 anos o indivíduo começa a envelhecer, e o corpo começa a sofrer alterações. O mesmo ocorre com os olhos que, enquanto jovem e saudável, apresentam mais facilidade de acomodar a visão, alterando o foco em um objeto que esteja perto ou longe. Esta habilidade de focalizar diminui com a idade e acontece de maneira universal e previsível.

E é por isso que depois dos 40 anos a sensação é que os braços estão ficando mais curtos, as letras parecem diminuir e se ofuscar na página, a vista fica embaraçada. É a infame presbiopia, ou vista cansada, como é mais conhecida. Para reduzir o problema deve-se utilizar um óculos diferente ou até nos casos mais graves a cirurgia é recomendada, pois é um problema progressivo e, infelizmente, piora com a idade

Mas como ela ocorre?

No olho humano existe uma lente interna (o cristalino). A ação do músculo ciliar, interno do olho,  move o cristalino achatando-o ou expandindo-o para focar nos objetos perto e longe (acomodação). O cristalino cresce dentro do olho durante toda a vida. Após os 40 anos, este crescimento atinge níveis que impedem sua completa acomodação havendo perda de flexibilidade. Assim, define-se a presbiopia, que avança progressivamente e com calma até atingir seu maior grau por volta dos 55 anos de idade. Os problemas mais comuns entre adultos com a “vista cansada”,  são: sensação de cansaço na vista, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento. Após uma avaliação, o paciente receberá a indicação que for mais adequada para o caso e de acordo com seus hábitos.

Tratamentos:

• Correção com óculos: as lentes utilizadas para esta dificuldade visual podem ser monofocais (pra perto) ou multifocais (perto, meia distância e longe).
• Lentes de contato multifocais ou monofocais, com monovisão (a visão funcional de um olho para longe e de outro para perto).
• Implante de lentes intraoculares, multifocais ou monofocais com monovisão. Esta cirurgia tem duas indicações: para pessoas que se submeteram à cirurgia refrativa a laser e estão com dificuldades para enxergar de perto e pessoas que fizeram cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

 

Compartilhe

Leave a comment

Mais Populares

Receba as últimas notícias

Se Inscreva para receber conteúdos especiais

Receba notícias e conteúdos da Martinato.

Arquivo

Encontre o post por mês

Categorias

Outros

Posts Relacionados

Back to Top

Está com alguma dificuldade?

Fale conosco no WhatsApp

Vamos conversar
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre algum produto, me mande uma mensagem!