Martinato Máquinas e sua trajetória de 109 anos
Fundada em 1912, como uma pequena óptica, a Martinato foi pioneira do segmento no Brasil e surgiu pelo desejo de melhorar a vida e ajudar as pessoas.
Conduzida por Guerino Martinato, em uma época onde não existiam processos ópticos no Brasil e as lentes eram feitas de cristal, necessitavam vir prontas e da Alemanha, tal como as armações. Esse processo de ‘importação’ encarecia o valor dos produtos, o que tornava a acessibilidade dos óculos muito restrita.
A Desbastadora Esférica Manual.
Os filhos de Guerino trabalhavam junto ao pai na óptica e quando surgiu a necessidade de modernizar e conhecer melhor os processos, o filho mais velho, Aldo Martinato, foi estudar óptica na França em 1949, depois da Segunda Guerra Mundial. Assim que retornou, escreveu o primeiro livro de Óptica do Brasil juntamente com seu irmão Carlos, que focou em levar adiante a óptica do pai, sendo uma referência até hoje na cidade de Caxias do Sul.
Passaram a lecionar cursos de óptica, também em Caxias do Sul e para suprir seus alunos, buscaram produzir as primeiras máquinas de Surfaçagem do país durante a década de 40 e 50, conhecidas como GM em homenagem a Guerino Martinato.
A mais conhecida delas, a Desbastadora Esférica Manual, era possível transformar os blocos em “lentes” tornando-se matéria-prima, além de fazer a curvatura, para que elas fiquem no grau necessário e corrigir o erro refrativo. O equipamento se tornou um marco na história da Martinato, tornando-se o símbolo da empresa, representada na sua Marca.
A Martinato através dos anos.
Com cada vez mais turmas formadas nas técnicas em óptica, os antigos alunos viraram professores e, de repente, a profissão de óptico teve um novo significado e o sonho da Família Martinato em trazer uma boa visão com qualidade para as pessoas começou a virar realidade.
Aldo ajudou a óptica nacional a se desenvolver criando a primeira escola de óptica que se tem conhecimento no Brasil. Ela começou com alunos da região Sul e também de países que fazem divisa com o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Sr. Aldo atendia grupos de 10 a 12 alunos e formou mais de 300 profissionais nos 12 anos de atuação da escola. Anos mais tarde o SENAC, junto ao SENAI, assumiu o compromisso de dar continuidade aos ensinamentos e foi transferida para Porto Alegre – RS.
A Martinato participou do 1º Salão Nacional de Óptica, Cine e Foto e 1º Congresso de Óptica do Brasil – realizado em São Paulo. Aldo Martinato viu sua empresa crescer, ser internacionalmente conhecida, renomada e completar 102 anos de vida. Em 1985, abraçou a oportunidade de trabalhar em um campo de refugiados na Tailândia onde ajudou a prescrever e fabricar óculos.
Anos mais tarde, Miguel, filho mais novo de Aldo, entrou na empresa e passou a assumir o setor de pesquisa e desenvolvimento. Nos anos seguintes, junto ao pai, ajudou a criar laços com empresas mundiais de renome para trazer equipamentos cada vez mais tecnológicos e de ponta para o mercado brasileiro. Com a empresa em boas mãos, Aldo retornou a fazer o que sempre o motivou: lecionar. Passeou pelo Brasil dando palestras e inspirando jovens a ter mais paixão por sua profissão.
A Tecnologia de Ponta anda lado a lado com a Tradição.
Sob a direção de Miguel Martinato, a empresa expandiu sua linha buscando fornecedores locais e internacionais, equipamentos de alta performance Brasileiros, Italianos, Japoneses, Chineses, Norte Americanos, Sul Coreanos e Alemães.
Em 1996 a Martinato faz parceria com a empresa japonesa Takubomatic e traz para o mercado nacional as Facetadoras computadorizadas.
Em 2004, a Martinato inicia mais uma parceria, agora, com a Interface, para o desenvolvimento de gerador de curvas CNC e em 2006 realiza o lançamento da Facetadora CNC industrial – primeira máquina com rebolo vertical para alta produção.
2009 foi o marco para a empresa que lançou ao mercado a linha de equipamentos de Refraçãoe obteve da ANVISA o registro para comercializar produtos com ainda mais qualidade.
Em 2012, a Martinato comemora seu 100º aniversário, com toda sua equipe.
Já no ano de 2016, é lançada a linha de Ortóptica, para terapia visual, um sonho antigo de Aldo. Tendo hoje, uma das maiores e mais completas linhas de produtos do Brasil.
Olhando pro Futuro, mantendo a referência na experiência.
A Martinato nunca parou o tempo, mesmo com tamanha idade. Sempre procurando olhar para o futuro e trazer como base os pilares de tudo que já viveu, das mudanças que realizadas e da história que foi criada.
Investindo cada vez mais em sua missão, que continua sendo a mesma, a mais de 100 anos:
Contribuir para a boa visão das pessoas através do melhor atendimento possível ao cliente e produtos de alta qualidade.
Leave a comment