Você sabe como um bebê recém-nascido enxerga? Com quanto tempo de vida o bebê começa a reconhecer as cores, formas e tudo ao seu redor? Descubra no artigo abaixo:
RECÉM-NASCIDO:
Um recém-nascido enxerga de forma muito embaçada com a visão muito turva e em preto e branco, sua visão é muito limitada, o que o faz focalizar apenas o que estiver entre 20 cm a 30 cm de distância dele. Nesta fase, ele não consegue ter ciência de como comandar o seu olhar, de forma que seja fácil para decifrar a quantidade de informações obtidas. Essa é uma etapa em que o estrabismo é muito comum e presente, justamente pela falta de percepção do bebê em coordenar a visão para que seja um trabalho conjunto (olhos).
Importante: Se você notar que esse desvio é significativo, grande e que demora para retornar à posição natural, procure um especialista
2 A 5 MESES:
Nesta fase, o bebê começa a ter um pouco mais de percepção e com isso, começa a enxergar as cores mais fortes e os traços, como o vermelho, por exemplo, ainda que de forma opaca. Eles já são capazes de seguir objetos em movimento conforme a coordenação visual melhora. Entre os 2 e os 4 meses de idade, a diferença entre as cores já vão ficando mais claras e o bebê já consegue distinguir tons semelhantes.
A partir dos 4 meses, os bebês começam a ter certa noção de profundidade, o que lhes auxilia a saber se o objeto está perto ou longe. Por volta dos 5 meses, o bebê já tem uma visão tridimensional, o que possibilita que eles consigam alcançar os objetos por já ter uma noção de distância entre os mesmos e também possuem uma melhor visão das cores, embora não tão completa quanto a dos adultos.
5 A 8 MESES:
Essa fase, é uma das mais especiais para os pais. Neste período, o bebê já tem um maior alcance de visão, os traços começam a ficar mais nítidos e já consegue distinguir o rosto conhecidos como os do papai e da mamãe.
Aos 8 meses de idade a visão do bebê já está praticamente como a de um adulto em termos de clareza e profundidade. As cores e os traços já estão mais precisos, dando ao bebê uma capacidade de enxergar mais longe.
8 A 12 MESES:
Neste momento, a visão do bebê já está mais evoluída. O bebê já tem clareza entre distância e profundidade precisos, já consegue diferenciar, por exemplo, algo ou alguém que esteja em seu lado oposto de uma sala, apesar de sua visão de perto ser melhor que a de longe.
Os bebês ainda não possuem a visão completamente formada, durante os próximos meses eles ainda irão aprimorar o entendimento de cores. Contudo, já é possível considerar que grande parte de seu processo de evolução está completo.
Este período de transição ocular, possamos chamar assim, traz bastante dúvidas em relação a uma boa visão ou não da criança, já que ela passa por diversas fases. Listaremos abaixo algumas características que você pode considerar e se necessário, procurar um especialista qualificado:
- lacrimejamento excessivo;
- sensibilidade excessiva à luz;
- reflexo branco no centro do olho;
- olhos desalinhados;
- olhos e pálpebras inchados ou vermelhos;
- secreção.
O desenvolvimento da visão de uma criança é muito importante em seus estágios iniciais. Os pais devem sempre ficar atentos para divergências no processo de amadurecimento da capacidade e mobilidade ocular. Observações e diagnósticos feitos de forma precoce podem auxiliar em correções facilitadas, garantido que seu bebê cresça com uma visão saudável. Em caso de dúvidas, contate sempre um especialista.
Leave a comment