Quando você vai fazer uma exame de visão é comum que o profissional da saúde visual escolhido por você, utilize um optotipo para o teste de acuidade visual para ver em que estado está a sua visão, e se existe algum desgaste de nitidez da mesma. O modelo mais conhecido ainda é a tabela oftalmológica de Snellen, criada em 1860 pelo oftalmologista holandês Hermann Snellen.
Hoje com o passar dos anos e com o avançar da tecnologia, era quase inevitável que essas tabelas e o próprios exames iam se modernizar também. Com isso, nasceram outros tipos e estilos de placa para a realização desse tipo de consulta oftalmológica, seja para adaptar o exame de pessoa pra pessoa ou deixar o exame mais moderno.
Optotipo de Snellen
Muitos modelos surgiram a partir da criação desse optotipo pelo oftalmologista holandês Hermann Snellen, mas todos tem em comum exibir 11 linhas contendo letras maiúsculas que nas linhas seguintes vão diminuindo de tamanho. Além disso, sempre tendo uma letra maiúscula em destaque na parte de superior, por exemplo a letra “E”.
Durante o teste, o profissional irá pedir que você veja e leia em voz alta as letras até que chegue ao nível em que sua visão perde a nitidez, e não consegue mais entender a letra que está na determinada linha e posição. Com isso, Quanto mais perto da última linha da tabela, melhor é a sua visão.
Optotipo de Tumbling
O optotipo de Tumbling é um pouco diferente do anterior, visto que, este é utilizado frequentemente para fazer exames oftalmológicos em crianças, analfabetos ou em pessoas que tenham alguma deficiência que as impossibilite de reconhecer letras ou de fala-las em voz alta.
Esse optotipo funciona da mesma forma que o de Snellen, mas, em vez da utilização de várias letras, essa tabela utiliza só a letra “E” em vários ângulos diferentes. Então, o paciente é solicitado a mostrar com os dedos em que direção os “dedos” da letra estão.
Optotipo de Jaeger
Já o optotipo de Jaeger é especialmente feito para a realização de exames de diagnóstico de problemas de visão de perto do paciente. Esse modelo é composto de pequenos blocos de texto que vão diminuindo de tamanho. O cartão é mantido em uma certa distância e o paciente é solicitado a ler o que está escrito nele até o menor bloco de texto possível. A placa é movida para frente e para trás para que você conseguia ler cada tamanho especifico.
Os modelos Martinato
E por fim, temos o modelo de optotipo da Martinato que, além de ser totalmente digital, contêm mais de 21 tipos de testes de acuidade visual para a realização do exame e garantir total precisão no resultado de qualquer desgaste da nitidez ou dificuldade de visão do paciente.
Portanto, ter um bom optotipo pode garantir mais opções de teste e maior precisão ao diagnosticar algum problema de visão do seu paciente.
Leave a comment