Quando você tem algum problema visual, é comum fazermos consultas de rotina para ver em que condição está a nossa saúde ocular. Em alguns casos, é necessária a correção da visão através de lentes, que alteram a forma como os raios de luz entram no seu olho. No entanto, dependendo do processo de surfaçagem feito, é possível que surjam aberrações ópticas. Portanto, neste texto, você irá compreender os diferentes tipos de aberrações ópticas que podem ocorrer devido a erros de surfaçagem.
Aberrações Monocromáticas
As aberrações monocromáticas são distorções na forma como os raios de luz são focados pela lente. Os principais tipos incluem:
Aberrações Esféricas
A aberração esférica ocorre devido à forma arredondada da lente, resultando em um foco diferente para os raios de luz que passam pelo centro em comparação com os raios que passam pelas bordas da lente.
Coma
A abertura não pontual dos raios de luz resulta na chamada abertura coma, que provoca halos ou manchas em forma de cometa na imagem percebida.
Astigmatismo
O astigmatismo ocorre quando há diferentes curvaturas nas diferentes meridianas da lente, resultando em uma visão distorcida ou borrada.
Aberrações cromáticas
As aberrações cromáticas ocorrem devido à dispersão da luz branca em diferentes comprimentos de onda à medida que ela passa lente. Os principais tipos de incluem:
Aberração Cromática longitudinal
Essa abertura ocorre quando diferentes comprimentos de onda se focalizam em diferentes pontos, resultando em halos de cores indesejáveis em torno dos objetos.
Aberração Cromática lateral
A dispersão da luz faz com que os diferentes comprimentos de onda sejam refratados em ângulos diferentes, resultando em um efeito fringing colorido nos contornos dos objetos.
Deixe um comentário