3 Dicas de decoração para seu Consultório
Consultório colorido ou paredes brancas? Fotos da família ou apenas diplomas profissionais? Quem está montando um consultório muitas vezes se pergunta “qual a imagem eu quero passar para o meu cliente?”. A preocupação com as cores utilizadas, a disposição dos equipamentos comprados e até mesmo quais quadros, fotos e utensílios pessoais colocar à mostra pode trazer certo anseio. A arquiteta Fernanda Turra (CAU A70803-8) escreveu um texto para o nosso blog e deu algumas dicas de decoração para lhe ajudar a montar um consultório.
1) A iluminação é um quesito de grande importância para a harmonia da sala.
Quando o espaço não é utilizado para procedimentos (como cirurgias), a luz branca deve ser evitada. A luz branca pode ser incomodativa, pois a sua temperatura serve para despertar, ajudar a manter o foco nas atividades e não passa a sensação de aconchego e bem estar. Onde se realiza a anamnese, o mais indicado é trabalhar com a luz do dia ou então, com a luz amarela. Ambas criam um ambiente mais acolhedor e relaxante, fazendo com que o paciente se sinta bem recebido.
2) Proporcionar uma circulação que facilite o acesso a todos os equipamentos.
Pensamos sempre que um consultório com diferentes equipamentos pode passar a ideia de profissional atualizado e tecnológico. Porém, algumas vezes a disposição é mal feita e acaba por passar a ideia contrária, de um profissional desorganizado com muito “cacareco” na sala. É importantíssimo organizar o espaço de forma funcional. Isso garante poupar tempo durante a consulta e passa a sensação de fluidez durante o exame. A sugestão para antes de se criar o layout é que o profissional pense no passo a passo da sua consulta, desde a anamnese até o último exame e disponha os equipamentos em sequência.
Por exemplo:
1º passo: o paciente é convidado a responder algumas perguntas e trazer qual a sua queixa.
2º passo: paciente é encaminhado para realizar o exame do segmento anterior na lâmpada de fenda.
3º passo: paciente é convidado a sentar na poltrona e realizar o exame de refração subjetiva (refrator de greens) e exame de fundo de olho (oftalmoscópio).
4º passo: paciente retorna para a o assento inicial, onde o profissional realizará sua prescrição (se houver).
3) A não utilização de cores vibrantes nas paredes para não distrair ou transmitir sensações de ansiedade para os pacientes
A cor branca transmite paz e demonstra limpeza, por isso ela é utilizada em hospitais e consultórios. Pintar uma parede de vermelho não é o mais indicado para um local da saúde, mas pode utilizar tons pálidos como azul fraco e amarelinho. A sugestão aqui é brincar com a decoração. Pode-se ter o mobiliário com detalhes em cor, poltronas coloridas ou até mesmo quadros.
Texto escrito por Arquiteta Fernanda Turra CAU A70803-8
Deixe um comentário