Também conhecida como exame de fundo de olho, a oftalmoscopia é um procedimento não invasivo no qual utiliza-se o oftalmoscópio para a avaliação do segmento posterior do globo ocular (vítreo, retina, coroide e nervo óptico) do paciente. Ela é o principal meio de triagem para as lesões fundoscópicas. Existem duas formas de realizar este exame:
INDIRETA:
Nesta modalidade, o médico dispõe de um equipamento chamado oftalmoscópio binocular indireto. Este equipamento é preso à cabeça do paciente e juntamente com um jogo de lentes, diafragmas e condensadores, ele alcança uma imagem invertida, mas com uma abrangência maior da região ocular.
DIRETA:
No modo direto o médico utiliza o oftalmoscópio comum, que dispõe de um sistema de lentes. Neste caso, a imagem magnificada depende do erro de refração dos olhos do paciente.
Agora que já contextualizamos a oftalmoscopia, mostraremos a seguir os equipamentos utilizados para a realização desse exame:
Oftalmoscópio Binocular Indireto Omega 500:
A tecnologia LEDHQ ou XHL presente neste equipamento tem perfeito rendimento de cor aprovado, o OMEGA 500 da marca alemã HEINE têm satisfeito por anos o abrangente público que o adquire. Possui ajuste de precisão individual do raio de iluminação ± 4, além do ajuste sincronizado da convergência e ajuste paralax.
Conta ainda com precisa seleção da observação e iluminação ótica para qualquer tamanho de pupila (otimizada para melhor uso em pupilas abaixo de 1mm); difusor HEINE com tamanhos de pontos integrados: pequeno, médio e grande; 3 filtros integrados: isentos de vermelho, azul cobalto e amarelo. Conjunto ótico abatível, distância interpupilar ajustável independente e assimetricamente entre 46 – 74mm; ajuste para cada tamanho de pupila. Equipamento leve e compacto, em alumínio, com proteção contra poeira.
Oftalmoscópio Cabeça K-180:
O Oftalmoscópio Cabeça K-180 é um equipamento completo, também da marca alemã HEINE. Além de garantir eficácia nos exames, o instrumento também: reduz o reflexo da córnea; é resistente à poeira; possui regulagem de luminosidade: de 100% a 3%. Conta também com sistema óptico asférico de precisão HEINE que elimina reflexos da córnea e da íris e proporciona luz mais nítida do fundo de olho. O K-180 possui Tecnologia Xenon Halógena (XHL): Brilhante, luz branca 2,5V; imagem limpa da retina; gama de lentes com 27 lentes com alcance de -35D até +40D: imagem brilhante mesmo em altas correções.
+ em passos de + 1D até +10D, +15D, +20D, +40D e -1D até -10D, -15D, -20D, -25D, -35D. Possui ainda, forma ergonômica que faz com que o instrumento se apoie confortavelmente na órbita;
Apoio frontal macio que protege os óculos do observador, entregando um posicionamento seguro;
carcaça resistente à poeira, ou seja, livre de limpeza de manutenção e, carcaça em policarbonato de alta resistência a impactos, o que torna o produto muito mais durável.
O instrumento dispõe de 5 diafragmas de exame, para ambas as pupilas dilatadas e pequenas:
- Filtro azul cobalto;
- Círculo grande;
- Círculo pequeno;
- Fenda;
- Filtro de luz vermelha (filtro verde).
Se tratando ainda do oftalmoscópio direto, a HEINE possui um modelo para quem busca mais praticidade e agilidade na hora do exame.
Mini 3000-Oftalmoscópio de Bolso:
O Mini 3000, é ideal para consultas domiciliares e para utilização em pacientes acamados. Possui lâmpada halógena; utiliza pilha tipo AA /2,5v; possui um clip para desligar quando recolocado no bolso; cabeça à prova de poeira. É um aparelho que dispõe de 19 lentes de -20D a + 20D (sendo +/-1D, +/-2D, +/-3D, +/-4D, +/-6D, +/-8D, +/-10D, +/-15D, +/-20D). Conta com 5 aberturas diferentes:
- Estrela de fixação (com filtro cinzento);
- Círculo grande;
- Círculo pequeno;
- Semicírculo;
- Filtro livre de vermelho (filtro verde).
É importante que o exame seja feito com equipamentos de qualidade, para que se obtenha o melhor e mais preciso resultado.
REFERÊNCIA: https://blog.jaleko.com.br/roteiros-praticos-oftalmoscopia/
Deixe um comentário